sexta-feira, 7 de março de 2008

Saber ouvir

"Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.”( Rubem Alves)

"As grandes pessoas monopolizam a arte de escutar. As pequenas a arte de falar" ( David Schwartz)

“Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos” (Rubem Alves)

Sempre admirei o escritor Rubem Alves pela simplicidade, clareza e veracidade do que escreve. Tal foi o meu encantamento ao ler seu texto “Escutatória”. Fui descobrindo a cada palavra lida
o quanto é fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de saber ouvir.
Em muitos de nossos momentos de “diálogo” com amigos, colegas, familiares, namorado sentimos mais necessidade de falar do que ouvir mesmo quando é o outro que quer desabafar, assim os fatos narrados perdem a relevância e no meio da conversa fazemos interferências, tentamos expor nossa opinião sobre o assunto, interpelamos quando ainda não é o momento.Isso revela o quanto somos pretensiosos em achar que nossos pontos de vista são sempre os mais importantes.
Poucos sabem ouvir, poucos conhecem a arte da empatia. As fofocas o que são? Nada mais do que conversas deturpadas por pessoas que não sabem ouvir, ah, mas sabem falar, e como sabem, falam até pelos cotovelos.
Quantas vezes não prestamos atenção quando alguém fala conosco? Pelo simples fato de estarmos preparando nossas falas para quando este terminar, isso se não o interrompermos antes, antes mesmo da pessoa “molhar o bico” já tiramos nossas conclusões.
Um bom ouvinte é alguém sábio, é aquele que sabe que aprender com os outros é uma tarefa valiosa, ouve o outro para evitar erros, sabe que é preciso controlar a mente, não exteriorizar os pensamentos, quando na verdade ainda não é a hora.
Saber ouvir é uma tarefa difícil, pois mostra nossa capacidade de lidar com a reflexão e com o silêncio.È compreendendo o outro que seremos compreendidos.È ouvindo que seremos ouvidos.


E você acredita que sabe ouvir?


Leia o texto abaixo.

4 comentários:

Marco Antonio disse...

Saber ouvir é essencial mesmo. É um ótimo aprendizado.
Ótima colocação.

Meg disse...

Cocerteza não são todos que sabem ouvir, muitas vezes nem nós sabemos não é verdade?! Mas a tentativa tem que existir sempre. Beijo, também adoro Rubem Alves! Seu blog é muito bacana.

Renato Barbosa disse...

Escutar ... ele tem razão, as vezes é muito dificil entender que nao é hora de falar .. é hora de escutar..

que aprendemos muito mais ouvindo do que falando ..

Mas estamos sempre crescendo e aprendendo ..

tem uum video muito bom no meu blog .. da uma olhadinha ..

bjs .. fui
http://renatobarbosa.blogspot.com/

O Banquete dos Mendigos disse...

De fato, poucas pessoas se dedicam à "senena arte de saber escutar", se nos ouvíssemos mais uns aos outros, o mundo seria um "bono locus".

Gostei do blog, achei os textos sinceros e bem fundamentados.

acabo de postar no meu, uma singela homenagem ao dia insternacinal da mulher em forma de vídeo. Se quiser, faça uma visitinha...

abraço.